Um bom destino é aquele que faz o viajante sair do local com duas coisas cheias: o coração e o álbum de fotos – embora no Alentejo também se possa acrescentar um terceiro, o estômago.
Embora haja quem leve recordações para reviver os momentos mágicos por que passou na privacidade da sua casa, também há quem prefira partilhá-los com o resto do mundo, ou com o seu círculo mais próximo, através das suas redes sociais, como o exemplo das fotografias ou selfies que são publicadas no Instagram. De acordo com o inoutviajes, estes são os locais onde pode guardar uma memória fotográfica, com caracteristicas únicas no alentejo.
Porto do Palafítico da Carrasqueira
Se fizer um percurso pela Costa Vicentina, vale a pena desviar-se um pouco da estrada até chegar ao Palafítico Porto da Carrasqueira. Os barcos encalhados recebem os visitantes, que podem passear pelas passarelas de madeira e ver de perto as barracas onde os pescadores guardam seus pertences.
Estrada entre Marvão e Castelo de Vide
Capa de vários guias turísticos, os portugueses dizem que é a estrada mais bonita do país. A dez minutos da fronteira com Espanha, o troço que liga Marvão a Castelo de Vide é um dos mais fotografados devido às fileiras de árvores que emolduram a estrada ao longo de um quilómetro. A cal branca que enfeita os baús para alertar sobre os perigos lembra estradas antigas e faz com que os mais nostálgicos tirem a câmera correndo para imortalizar aquela foto maravilhosa.
Murais de Beja
Passear pelas ruas de Beja é como visitar um museu ao ar livre. Muitos turistas viajam para esta bela cidade com a ideia de visitar seu imponente Castelo de Menagem, mas o que eles não esperam é encontrar também incríveis obras de arte urbana decorando algumas de suas fachadas. Grafites marcantes, murais 3D e obras que se misturam com os elementos arquitetônicos da cidade farão as delícias dos fotógrafos.
Campos de girassol de Ervidel
Alentejo é natureza; por exemplo, os campos de girassóis de Ervidel. Atraídos pelo contraste dos tons amarelos e verdes, será inevitável passear por este prado de Aljustrel sem levar a câmara para passear e imortalizar a paisagem hipnótica e evocativa do Alentejo. Dica: A melhor época para ver essa linda foto é no mês de julho.
Antigos trilhos do ramal de Aljustrel
Sem sair daquela vila do distrito de Beja, Aljustrel, os amantes da fotografia poderão captar outro enclave de interesse: os antigos ramais que ligavam Castro Verde a Almodôvar. Este troço ferroviário, que funcionou de 1929 a 1993, integra-se hoje na zona mineira de Aljustrel e os seus trilhos entram no interior do Alentejo, fundindo-se na paisagem.
Becos de Castelo de Vide
Castelo de Vide é um daqueles locais que valorizam a pura essência do Alentejo, aliando tradição e presente. As ruas desta vila de Portalegre, com menos de 4.000 habitantes, são a imagem viva da região: chão de pedra, casas baixas e brancas e flores marcantes que decoram as suas portas e janelas. Cada canto parece ser tirado de uma história em que todos que a visitam querem ser protagonistas.
Monsaraz
Imponente e elegante em igual medida, a vila de Monsaraz é uma das mais visitadas do Alentejo e isso deve-se, em parte, às suas ruínas medievais. Do alto do seu castelo pode desfrutar das mais belas vistas da vila e da albufeira do Alqueva.
Rota da Amieira do Tejo
Outro espaço que destaca as paisagens naturais do Alentejo é a Amieira do Tejo, um percurso que tem todos os ingredientes para ser um destino estrela nas redes sociais: passadiços de madeira nas encostas da serra, miradouros com chão de vidro, baloiços coloridos, suspensão pontes que atravessam o rio Tejo… Uma experiência e tanto para caminhantes e, claro, instagrammers!
Castelo de Belver, Gavião
Nas margens do rio Tejo encontra-se o que é considerado uma das mais importantes construções militares.