O mês de maio é inesquecível para quem aprecia este tipo de fenómenos.
Depois da chuva de meteoros, na próxima semana, mais concretamente na madrugada do próximo dia 16 de maio, irá ocorrer o primeiro eclipse total da Lua de 2022.
Um fenómeno astronómico que resultará numa “lua de sangue”, designação dada a um eclipse associado a uma superlua.
De acordo com a informação avançada pelo Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), este eclipse lunar vai ser visível em Portugal Continental, Açores e Madeira sendo ainda visível em toda a Europa, África, América do Sul, América do Norte, Pacífico Leste, Pacífico Sul, Médio Oriente e Antártida.
O eclipse total da lua começará a entrar na penumbra pelas 02h31. Às 3h28, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 04h29. Pelas 05h12 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 05h54. A partir das 05h54, a Lua começa a sair da sombra, saindo totalmente pelas 6h56, terminando a última fase do eclipse pelas 7h52.
Em Lisboa nasce às 20h11 de dia 15 e põe-se às 06h28 de dia 16, o que quer dizer que, se as condições climáticas assim o permitirem, será possível acompanhar o eclipse até 28 minutos antes de sair completamente da sua totalidade.