Celebrar o dom da vida já é por si um momento importante, mas ter a possibilidade de celebrar mais de um século é de facto um momento especial na vida de qualquer pessoa.
Luísa Alegrias, utente da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa celebra hoje, dia 09 de novembro, os seus 104 anos de vida, uma data que a instituição fez questão de assinalar.
Com a fragilidade própria da idade, Luísa deu-nos o privilégio de partilhar connosco o que lhe vai na alma e no coração num dia tão especial . Consciente da idade que celebra e do que está a acontecer à sua volta, a aniversariante diz-nos quantos anos faz e que “se consegue viver bem até esta idade.” Visivelmente feliz por chegar até aqui, não deixa contudo de manifestar o amor que tem pela irmã, também ela utente da instituição, mas numa situação mais debilitada do que ela “estava ainda mais se a minha irmã não estivesse doente.”
Rodeada de amigos e da única familiar que tem, uma prima que veio especialmente de Torres Vedras onde reside para lhe fazer uma surpresa, Luísa Alegrias celebrou com muita emoção o seu aniversário. Uma felicidade que manifestava no seu olhar, nos abraços que deu, nos sorrisos que expressou e na forma encantadora como cantou para nós a marcha de Vila Viçosa. Uma espécie de prenda que arrebatou o coração dos presentes e emocionou pela forma genuína e carinhosa como o fez.
Luísa Alegrias já não quer viver muito mais, mas como nenhum de nós pode decidir o nosso destino ou a hora da partida, se assim tiver que ser diz “estar pronta para ficar até aos 105”.
Luísa Alegrias nunca casou. A sua familiar mais direta, uma prima que reside em Torres Vedras, fez questão de estar presente e surpreendeu-a à chegada a esta Unidade de Cuidados que é agora a sua casa. Maria da Conceição, foi a filha que Luísa nunca teve e por isso mesmo era também ela o rosto da emoção. Em entrevista á Rádio Campanário contou-nos a forma como a prima Luísa marcou a sua vida e assegurou que “há amores que durante toda uma vida e o que existe entre elas será um deles.”
Jorge Rosa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, esteve presente nesta festa de aniversário. Os utentes que estão nesta valência, à semelhança de todos os outros nas restantes ofertas da Instituição, fazem parte da sua vida, são a segunda família, uma proximidade que garante que dias como o de hoje sejam de muita felicidade. “é um motivo de alegria ver esta senhora com 104 anos e ter esta vitalidade e clareza mental ; para isto em muito contribui o extraordinário trabalho que é desenvolvido por toda a equipa desta unidade, que se dedica a estes concidadãos 365 dias por ano e 24 horas por dia e fazem-no com muita dedicação.”
Médico de formação e médico de família de Luísa Alegrias toda a vida, o Provedor da Misericórdia de Vila Viçosa acredita que “ter uma vida e alimentação saudáveis podem fazer a diferença na longevidade de cada um de nós.”
Luísa está de parabéns mas o concelho de Vila Viçosa também pela possibilidade de podermos celebrar o dom da vida de alguém que nasceu há 104 anos atrás mas que continua a viver como se hoje fosse o primeiro dia do resto da sua vida.