20.9 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Magia dos Bonecos de Santo Aleixo chega a curta-metragem de ficção


Os tradicionais Bonecos de Santo Aleixo , bem conhecidos de todos, vão integrar uma curta-metragem de ficção, do realizador Carlos Lima, com produção SEM TERMO em parceria com o CENDREV e o Museu da Marioneta.

As filmagens aconteceram este mês, e o projeto encontra-se agora em fase de montagem e pós-produção, contando com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual; Fundação GDA; Direção Regional de Cultura do Alentejo; Câmara Municipal de Évora; Câmara Municipal de Borba e Entidade de Turismo do Alentejo.

A magia dos Bonecos de Santo Aleixo promete surpreender com os pequenos títeres de cortiça e madeira a saltarem para o retábulo de tecidos floridos, e a conseguirem encantar o público ultrapassando até mesmo a barreira do idioma.

Recorde-se que a história destes bonecos, tradição alentejana, chegaram às mãos de Ti’Manel Jaleca por via da sua mulher. Manuel Jaleca, que manteve o espetáculo durante algumas décadas, conheceu, entretanto, António Talhinhas, camponês dotado de grande poder de improvisação e cantador, que veio a imprimir grande dinâmica à companhia, acabando por comprar todo o espólio.

Os Bonecos que hoje se apresentam foram pertença da família Talhinhas durante cerca de três décadas. A partir de 1967, foram “dados a conhecer ao mundo culto” por Michel Giacometti e Henrique Delgado. Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por atores profissionais, que garantem a permanência do espetáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

Populares