O tempo vai continuar quente e o início de um novo mês, maio, mantém as temperaturas elevadas, mas será por pouco tempo.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera , depois de esta 5ªfeira, dia 27 de abril, se terem ultrapassado máximos históricos de abril em 45% das estações do continente, a que segue uma descida da temperatura até este sábado, 29 de abril, dia em que haverá ocorrência de precipitação em especial nas regiões do Norte e Centro, haverá uma subida gradual da temperatura a partir de 30 de abril, domingo.
Assim, nos primeiros três dias de maio a temperatura máxima irá variar entre 22 e 35 °C e a temperatura mínima entre 7 e 17 °C, com o estabelecimento de uma corrente de leste (Figura 1). A partir de dia 4 de maio, 5ªfeira, haverá uma descida da temperatura máxima para valores entre 17 e 27 °C, havendo até ao final da semana uma probabilidade entre 50 a 90% de ocorrência de precipitação nas regiões Norte e Centro, e que poderá ser moderada a forte no Litoral Norte (Figura 2).
Esta mudança do padrão meteorológico a partir do meio da próxima semana, deve-se a um fluxo de oeste e à aproximação ao continente de regiões depressionárias, e deverá interromper a 3ª onda de calor no corrente mês de abril, que se iniciou dia 23 de abril e que apenas não se deverá concretizar no Litoral Oeste, devido à descida das temperaturas neste fim de semana.
Fonte: IPMA