Em declarações à Rádio Campanário e na sequência do evento da Associação Coração Delta em Campo Maior, o Ministro da Saúde Manuel Pizarro comenta a crise da falta de médicos no Alentejo, com especial foco em Évora.
“No país estamos a aumentar a formação de médicos especialistas. Abrimos esta semana o concurso para os que vão entrar para formação em Janeiro de 2023. É o maior número de sempre para pediatria, são 101 ou 102 jovens médicos que se vão formar (…) (em) ginecologia e obstetrícia é o maior número de sempre (…) 54 médicos que vão entrar na especialidade. Claro que isto vai demorar tempo a produzir efeitos porque a formação demora.”
E como pretende o Ministro garantir a permanência de profissionais em formação e a sua consequente integração no corpo profissional? Em resposta, Manuel Pizarro diz que “Em Évora estamos a fazer a contrução do novo hospital central do Alentejo. Não temos nenhuma dúvida que a formação de mais especialistas e a criação de um hospital moderno vão atrair para Évora os funcionários necessários para (assegurar) o serviço.”
“As medidas na saúde são incrementais. As pessoas podem-se sentir seguras. O governo está profundamente empenhado no Serviço Nacional de Saúde. Vamos ter em 2023 o maior orçamento de sempre para o SNS.”