O Teatro Bernardim Ribeiro, centenária casa de espetáculos de Estremoz, recebeu em 2023 mais de 8100 pessoas.
Em 2023 o Teatro Bernardim Ribeiro de Estremoz teve 12.356 ingressos, entre espetadores, participantes nos workshops e visitantes das exposições temporárias.
Face aos números de 20228.175, os números de 2023 superaram em mais de 50% os anteriores.
De referir, que o Teatro esteve encerrado para obras os três meses de Verão, o que torna estes números ainda mais expressivos.
Segundo a Autarquia estremocense, este crescimento exponencial deve-se deve-se ao trabalho do Coletivo Cultura Alentejo com os jovens e adultos nos diversos workshops de teatro, aos espetáculos de qualidade apresentados e às exposições de artes plásticas que estiveram patentes.
A planificação deste Teatro começou a 1 de Maio de 1916. Inaugurado a 22 de Julho de 1922, com a presença da famosa artista portuguesa, Amélia Rey Colaço. o Município de estremoz acabou por ficar o responsável desta jóia do Teatro português.
Foi-lhe atribuído o nome do alentejano “Bernardim Ribeiro”, em homenagem a este poeta quinhentista, que tão bem escreveu sobre os seus amores com a prima Aónia, supostamente a estremocense D. Joana Tavares Zagalo que terá falecido no Convento das Clarissas de Estremoz.