Decorreu ontem, dia 27 de outubro, no Regimento de Transportes, em Lisboa, a Cerimónia de Despedida da 2.ª Força Nacional Destacada para a Roménia, presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Professor Doutor Marco Ferreira, tendo contado com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca.
O Chefe do Estado-Maior do Exército , na sua intervenção, afirmou que “através das suas Forças Armadas, Portugal assegura o contributo para o reforço da coesão e da natureza identitária da Aliança Atlântica, salvaguardando a solidariedade e os interesses coletivos que lhe são inerentes.
O Exército Português marca presença assídua na Roménia desde 2017, no esforço aliado enquadrado pela missão Tailored Forward Presence. Esta participação, envolvendo ações de treino combinado e exercícios militares, decorria da sistemática e programada projeção, para este país, de subunidades do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas, afiliado à Brigada Multinacional Sudeste, de enquadramento romeno”.
O General José Nunes da Fonseca referiu ainda que “o sucesso da missão, que se antecipa, será igualmente moldado pela natureza do Soldado Português, unanimemente reconhecido pela sua humildade, abnegação, coragem, resistência e altruísmo. São qualidades que sustentam os valiosos legados das Forças Armadas Portuguesas, resultantes de desempenhos irrepreensíveis e exemplares, assentes na proficiência e no modo muito português de saber fazer”.
O total da Força é constituida por 211 militares, 186 homens e 25 mulheres, sendo 207 militares do Exército, quatro militares da Marinha e um militar da Força Aérea.
Fonte/Fotos: #xército Português