Decorreu na passada sexta-feira, 17 de Março, a segunda edição do “Mass Training em Suporte Básico de Vida” na Arena d’Évora, que reuniu no mesmo espaço mais de 3 centenas de pessoas.
A organização esteve a cabo da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), do INEM e Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e com o apoio de várias Corporações de Bombeiros provenientes de todo o Distrito.
Em declarações á Rádio Campanário, André Espenica, Primeiro-Secretário da CIMAC, referiu que o grande objetivo é “divulgar o mais possível, pelo maior número de gente possível uma capacidade mínima para socorrer o próximo” e indicou que em caso de necessidade, cada uma de nós “deve estar preparado”.
Falou também á Rádio Campanário o Coordenador do Centro de Formação da Delegação Regional de Saúde, Hélder Ribeiro, indicando que as manobras de reanimação procuram “substituir a função do coração com as compressões”, caso haja de necessidade de executar em alguma vítima em paragem cardiorrespiratória até que cheguem os serviços de emergência médica, referiu também que o suporte básico de vida “é tao fundamental que neste momento consideramos um ato de cidadania”.
{gallery}Suporte_Basico_de_Vida_Evora{/gallery}