28.7 C
Vila Viçosa
Sábado, Julho 6, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Mais de 700 veículos elétricos para o Serviço Nacional de Saúde, 15 vêm para o Alentejo

A Empresa Stellantis , sedeada em Mangualde, foi a grande vencedora de um mega-concurso público levado a cabo pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde no ano de 2023 para a compra de veículos elétricos que vão equipar unidades do Serviço Nacional de Saúde do Minho até ao Algarve.

No total, a Stellantis vai entregar 719 veículos elétricos, aos quais se juntam 600 estações de carregamento às cinco Administrações Regionais de Saúde (ARS) e a sete Unidades Locais de Saúde (ULS).

Em nota divulgada pela Empresa a mesma refere que os veículos, Peugeot e Citroën, escolhidos para eletrificar a frota do SNS destinam-se a unidades de Cuidados Continuados de Apoio Domiciliário do Serviço Nacional de Saúde, no território continental português.

Mais de 600 destas unidades foram transformadas especificamente para as entidades às quais se destinam, designadamente com a instalação de um Ecoponto na bagageira, com estrutura fixa de contentores de plástico deslizantes.

Dos 719 veículos elétricos, 15 vêm para a a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARS Alentejo) . As unidades Locais de Saúde do Baixo Alentejo, Litoral Alentejano e Norte Alentejano vão também ser contempladas., desconhecendo-se para já qual o número de veículos a atribuir a cada uma delas.

O negócio foi concretizado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) num montante que ascende a quase 21 milhões de Euros.

Para assinalar oficialmente o início da produção destes veículos, realizou-se esta terça-feira, em Mangualde, a entrega simbólica de duas chaves, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e de membros do Governo.

Foto: Presidência da República

Populares