Mais de 880 famílias já fazem compostagem no concelho de Montemor-o-Novo
Com o ambiente e as questões climáticas na ordem do dia, os Municípios Alentejanos tem apostado na sensibilização às populações para a importância do recurso a técnicas que possa contribuir para um ambiente mais saudável.
Montemor-o-Novo é um claro exemplo disso. Neste concelho são já 883 famílias que aderiram ao método da Compostagem reciclando cascas e restos de legumes, folhas e ramagens.Trata-se de um processo de reciclagem do lixo orgânico, que transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.
O material é depositado num compostor dando os seus “frutos” alguns meses mais tarde, altura em que pode ser reaproveitado , por exemplo, para as plantas.O compostor doméstico está à disposição das famílias e pode ser requerido junto das autarquia, de forma totalmente gratuita. O Município entregará posteriormente o equipamento na sua residência acompanhado de um manual de utilização.
O número de famílias a praticarem esta técnica pode aumentar. Os interessados poderão aderir a este processo desde que sejam residentes no concelho e tenham um jardim, horta ou quintal com terra .
O pedido do equipamento pode ser feito até 15 de abril.
Esta cedência de compostores domésticos está incluída no Programa Recolhabio, financiado pelo Fundo Ambiental, com o objetivo de ser mais mecanismo disponível para proteger, preservar e melhorar a qualidade do ambiente, proteger a saúde humana, assegurar uma utilização prudente, eficiente e racional dos recursos naturais