Comemora-se hoje o dia Mundial da erradicação da Pobreza, um dia que pretende sensibilizar para os números da pobreza registados em todo o mundo, um problema que o contexto internacional em que vivemos veio agravar.
De acordo com a informação avançada pelo Diário de Notícias, Portugal está entre os países da Europa com maior risco de pobreza entre trabalhadores. De acordo com um estudo agora divulgado pela Pordata , em 2020 , de acordo com dados do Instituto Nacional de estatística, 9,5% da população empregada em Portugal era considerada pobre.
Estes 9,5%, de acordo com os mesmos dados, têm rendimentos inferiores ao limiar da pobreza e vivem com apenas 540 euros mensais. Se analisarmos os dados de 2020 comparando com os de 1974, verifica-se de acordo com este estudo que as pessoas têm hoje apenas mais mais 138,70 euros do que naquele ano.
No que diz respeito aos beneficiários das pensões mínimas de velhice e invalidez recebem praticamente o mesmo não se verificando alterações significativas ao que recebem. No que diz respeito ao contexto escolar, em 2019 mais de 380 mil alunos do ensino público não superior tiveram apoio socioeconómico, e quase 223 mil tiveram refeições subsidiadas pela Ação Social Escolar.
O estudo da Pordata revela que em 2019 aquele em que mais estudantes receberam apoio socioeconómico desde 1981. Ainda nos dados deste estudo é apontado que em 2019 quase 40% das famílias estavam em risco de pobreza.
Leia a notícia completa em Diário de Notícias