Manuel Martínez Quintas, conhecido como ‘Manolo’ ou ‘El Quintas’, um ex-militar espanhol com um longo historial de homicídios e violações, foi detido em Portugal após tentar violar e balear duas jovens, de 17 e 22 anos, num parque de campismo ilegal em Castelo de Vide. Manolo, de 73 anos, fugiu para Portugal em 2019, após cumprir várias penas de prisão em Espanha, onde tinha sido condenado por crimes graves, incluindo o assassinato de um casal de namorados e a violação de três mulheres.
A detenção recente de Manolo em Portugal gerou uma rápida e intensa investigação por parte da Polícia Judiciária (PJ). Os inspetores de Évora, com o apoio do Laboratório de Polícia Científica, tiveram de reunir provas contra o detido em pouco mais de 24 horas. A arma do crime, uma caçadeira com canos serrados, está sob análise, e a PJ procura determinar se foi Manolo quem modificou a arma, o que poderia indicar a intenção de cometer outros crimes.
Atualmente, Manolo está detido na prisão de Elvas, uma prisão com cerca de 50 reclusos. A CMTV apurou que Manolo deverá ser transferido em breve para uma prisão em Lisboa, com maior vigilância, onde aguardará a acusação formal.