No próxima terça-feira, 9 de março pelas 10h30, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa toma posse na Assembleia da República, com uma assistência institucional reduzida a menos de 100 pessoas.
Após a Cerimónia de Tomada de Posse, o Presidente da República dirige-se ao Mosteiro dos Jerónimos, onde, pelas 11h50, deposita coroas de flores nos Túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama.
Em nota enviada à nossa redação, a Presidência da República dá conta que o Chefe de Estado parte depois para a Praça Afonso de Albuquerque, com Escolta a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, onde, pelas 12h15, é recebido por uma Guarda de Honra do Esquadrão Presidencial, seguindo-se a entrada no Palácio Nacional de Belém.
No Pátio dos Bichos será recebido pelo Chefe da Casa Civil dirigindo-se à Sala das Bicas onde, o Secretário-Geral da Presidência da República, lhe entregará a Banda das Três Ordens, símbolo do Presidente da República e Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas.
Logo a seguir, Marcelo Rebelo de Sousa, parte para o Porto, com chegada prevista às pelas 14h30 aos Paços do Concelho, onde, depois de um encontro com o Presidente da Câmara Municipal do Porto, preside, pelas 15h30 no Salão Nobre, a uma Cerimónia Ecuménica com representantes de várias confissões religiosas presentes em Portugal. Segue-se, pelas 16h30, uma visita ao Centro Cultural Islâmico do Porto, regressando depois a Lisboa.
Recorde-se que, depois de apurados os resultados eleitorais nos 308 concelhos do território nacional, Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República com 60,76% dos Votos.
Toma agora posse para o seu segundo mandato.