11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Maria de Jesus Monge diz que candidatura de Vila Viçosa à UNESCO está “numa fase definitiva” e que o património inscrito pertence “na sua maioria” à Casa de Bragança (c/som)

Na presente terça-feira (15 de janeiro), o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, embaixador José Filipe Moraes Cabral, encontra-se em Vila Viçosa para visitar o património incluído no dossier de candidatura a Património Mundial, grande parte do qual pertencente à Fundação da Casa de Bragança.

Maria de Jesus Monge, diretora do Museu-Biblioteca da Fundação aponta que a visita passará por locais como o Castelo, Palácio e Igrejas, um “complexo patrimonial que justifica esta unidade que se pretende candidatar”.

É um “conjunto patrimonial que se manteve ao longo dos séculos na mesma mão […] o que lhe dá este caráter uno que o torna singular”

 

Questionado sobre a candidatura afirma que se encontrará “numa fase definitiva, até porque os prazos a isso obrigam”, contudo, tem requerido um demorado trabalho de “adaptação às exigências deste tipo de processos”.

No decorrer da cerimónia inicial que teve lugar nos Paços do Concelho, José Cabral levantou algumas questões relativamente à inclusão da Tapada Real no conjunto candidatado, facto que a diretora se escusa a alongar, afirmando apenas que “o Sr. embaixador conhece como ninguém quais são as caraterísticas deste tipo de situação”.

Populares