É oficial. Maria do Céu Ramos foi esta segunda-feira escolhida para Presidente da Associação que tem a responsabilidade de gerir a Associação de Évora Capital Europeia da Cultura 2027.
A decisão foi hoje tomada, na assembleia-geral da Associação .
Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara de Évora e Presidente da Mesa da Assembleia geral, adiantou à Lusa que a nomeação irá ocorrer em data a combinar entre a Autarquia e o Ministério da Cultura.
A escolha de Maria do Céu Ramos decorreu por consenso, não tendo sido efetuada por votaçãp.
O nome da Jurista, atual secretária-geral da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), tinha sido indicado pela atual Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues.
Recorde-se que a Constituição oficial da Associação Évora 2027 ocorreu no passado mês de fevereiro, após ter sido criada através do Decreto-Lei publicado a 26 de dezembro de 2023.
Fazem parte desta Associação, enquanto associados fundadores da Associação , o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de
Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P.; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do Alentejo.
A Associação conta ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.
O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos.
A Associação em questão tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado.
Foto: Dinheirovivo