O Cendrev – Teatro Garcia de Resende , em articulação com o Gabinete de Comunicação e Marketing e o serviço de Pediatria do HESE, trouxe a Bienal de Marionetas de Évora, BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, às crianças do hospital.
Uma manhã diferente, animada e uma surpresa boa para quem não pode estar nas ruas de Évora a assistir aos espetáculos.
Francisco Simões, marionetista vindo do Brasil com os bonecos Margarida, Baltazar e Benedito, trouxe hoje a vacina da alegria para as nossas crianças.
A 16ª Edição do BIME- Bienal Internacional de Marionetas , um evento que vai decorrer até ao próximo dia 11 na cidade Alentejana.
Ao todo 33 espetáculos, para todas as idades, em espaços abertos e fechados de manhã, à tarde e à noite, tendo um total de 94 apresentações durante os seis dias de evento,
A Bienal é verdadeiramente um evento de enorme importância na área do Teatro de Marionetas, não só no plano nacional, mas também no plano internacional. Este ano, o evento será ainda mais grandioso, porque a BIME volta novamente à rua, na sua verdadeira dimensão, após uma última edição totalmente atípica que ocorreu durante o período de pandemia.
Ao todo o evento vai ter 27 companhias oriundas de 10 países, sendo esses, Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Cabo Verde e Portugal. Vai existir também uma exposição chamada de “Marionetas: Escultura e Personagem”, de Helena Millan no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e, o Seminário Internacional “A marioneta: um património em constante transformação”, em parceria com o Centro de História de Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora. Este ano, a BIME estende-se ainda aos concelhos de Arraiolos e de Reguengos de Monsaraz, com diversas apresentações ao longo da semana.