O início da presente semana ficou marcado, no município de Marvão, pela curiosidade dos munícipes em relação à cratera que na semana passada surgiu num terreno próximo da aldeia de Porto de Espada.
A Rádio Campanário falou com o autarca marvanense, Vítor Frutuoso, que lembrou que o fenómeno geológico já aconteceu anteriormente no município, sendo que desta vez a novidade esta relacionada com as grandes dimensões da cratera. O presidente da Câmara Municipal de Marvão adiantou que quando as condições de segurança necessárias estiverem asseguradas, será feita uma investigação mais pormenorizada, de forma a perceber o que está sob a superfície. O edil apelou ainda ao bom senso da população que, por curiosidade, se desloca ao local, uma vez que as condições de segurança, por enquanto, não são suficientes.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Frutuoso%20cratera%20final_10abril.MP3{/saudioplayer}
Esta Estação Emissora falou também com o geólogo Vítor Lamberto, que explicou em detalhe o que causou o desmoronamento de terras, salientando que não há motivos para alarme.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/Vitor%20Lamberto%20Cratera_10abril.MP3{/saudioplayer}
O fenómeno geológico, com mais de 100 metros de profundidade e cerca de 17 metros de diâmetro, ocorreu num local de pastagem de gado e cultivo agrícola, onde já estiveram profissionais da geologia e arqueologia a investigar a ocorrência.