12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Marvão inaugura Escultura “Herbário de Garcia d’Orta” , um tributo a uma figura ímpar da medicina e botânica

Marvão vai inaugurar no próximo dia 10 de abril a escultura “Herbário de Garcia d’Orta”, uma obra a assinatura de Maria Leal da Costa. A escultura vai “nascer” no Parque de Esculturas de Marvão, na Quinta do Barrieiro, numa cerimónia que contará com a presença, para além da responsável pela escultura, da Presidente da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide, Maria do Carmo Fernandes.

O Herbário de Garcia d’Orta é “composto por plantas vivas, que se libertam das sua páginas, convidando a humanidade a desbravar novos caminhos de conhecimento de si própria”, como refere a autora numa obra que pretende ser um tributo a uma fígura ímpar da medicina e Botãnica.

Recorde-se que foi em 1563 que Garcia d’Orta publicou, em Goa, a sua obra “Colóquios dos Simples e drogas e cousas medicinais da Índia”, em português, onde se insere o primeiro poema publicado pelo seu amigo Luís Vaz de Camões.

A iniciativa desta escultura dá continuidade ao projeto de evocação dos 450 anos da morte de Garcia d’Orta (1568 – 2018) no seguimento do qual foi inaugurada em 2019, no jardim Garcia d’Orta de Castelo de Vide, a escultura “Colóquios dos Simples” da autoria de Maria Leal da Costa.

O projeto previa também a criação do “Herbário Garcia d’Orta”, unindo assim as vilas de Castelo de Vide e Marvão pela história da passagem de judeus por terras de fronteira, prestando tributo à figura ímpar do médico e do botânico que da Índia ampliou conhecimentos no tempo dos descobrimentos portugueses.

Suspenso pela pandemia, o conjunto escultórico, projetado pela empresa QB Art/ Quinta do Barrieiro, ficou adiado, sendo que a partir de 10 de Abril integrará o Parque de Esculturas de Marvão.

Populares