Parte do teto do Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo (Évora), ruiu no seguimento da chuva e das fortes rajadas de vento que se fizeram sentir este fim de semana, em todo o país.
O temporal causou o desabamento da abóbada deste que é um dos mais importantes monumentos de Montemor-o-Novo, e que acolhe o centro de residência artística “Espaço do Tempo”, que apoia inúmeros criadores nacionais.
Responsáveis pelo espaço apontam à comunicação social que há quase duas décadas que as intervenções têm vindo a ser pedidas, encontrando-se um projeto de recuperação à espera de financiamento, tendo vindo a ser alvo de obras pontuais, nomeadamente recuperação das coberturas na segunda metade dos anos 90, e de restauro das carpintarias no final da mesma década do século XX.
Datado do século XVII e classificado como monumento nacional, o Convento da Saudação pertenceu à Ordem Domiciana, tendo sido ocupado pelo Estado em 1876, após a extinção dos conventos, altura em que passou a acolher o Asilo de Infância Desvalida (até aos anos 60 do século XX).