17 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Médias ficam aquém das expectativas”, diz Rui Sá sobre os exames nacionais em Vila Viçosa (c/som)

A Escola Secundária Públia Hortência de Castro, em Vila Viçosa, registou, de forma geral, uma melhoria das notas na 2ª fase dos exames nacionais do ensino secundário. Ainda assim, as médias estão abaixo da média nacional. A Português, por exemplo, registou-se uma média de 7,4, enquanto a Matemática A os valores médios ficaram em 6,9.

A Rádio Campanário falou com o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, Rui Sá, que, depois de dar mais alguns pormenores dos resultados, assumiu que os resultados ficaram aquém do esperado. O responsável afirmou que é necessário fazer uma reflexão aprofundada para procurar explicações, mas não deixou de referir que os alunos, apesar de disporem dos recursos necessários, demonstram alheamento em relação aos estudos, não aproveitando da melhor forma os apoios que têm à disposição.

{play}http://radiocampanario.com/sons/sa%20exames.MP3{/play}

A nível nacional, a percentagem de reprovações, da primeira para a segunda fase, subiu nas disciplinas com mais alunos em prova. A maior percentagem contou-se a Física e Química A – subindo de 24 para 25%. Matemática A surge depois, com um acréscimo de 4% de reprovações, em comparação com a primeira prova, onde os chumbos ficaram pelos 20%. Biologia e Geologia passou de 16% para 18% e a Português reprovaram 15% dos alunos, aumentando assim o número de classificações abaixo dos 10 valores, que anteriormente estavam nos 10 pontos percentuais. 

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência. Feitas as contas, a Português foi registada uma média de 8,9 – igual à da 1ª fase. A Física e Química A o valor subiu de 7,8 para 8,8. Biologia e Geologia passou de 8,1 para 8,4 e a Matemática A de 8,2 para 8,4.

Populares