Cinquenta crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) do Centro Social e Paroquial do Salvador, em Beja, participaram numa ação de sensibilização de recolha de lixo no Circuito de Manutenção e Parque de Merendas Municipal da cidade.
A iniciativa nasceu através do projeto “Guardiões”, promovido pelo Instituto Politécnico de Portalegre, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo e pelo Fórum da Energia e Clima, que tem como foco principal problemáticas relacionadas com as alterações climáticas.
Segundo o Lidador Notícias, as crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos de idade, munidas de sacos de plástico e acomapnhadas de seis monitores do projeto “Guardiões”, e assistentes do CATL, recolheram lixo que é deixado pelos utilizadores do Circuito de Manutenção. Enquanto realizavam esta ação, os monitores procederam a explicações da importância de não deixar e atirar lixo para o chão e de que existem locais apropriados para isso e explicaram também os efeitos negativos para o planeta, resultantes de atirar lixo para o chão.
João Diogom responsável pelo projeto “Guardiões”, em declarações ao JN, justificou que “há dois anos que promovemos estas ações de sensibilização para as questões do clima no período das férias e durante o ano letivo vamos às escolas, além de conferências ao nível das autarquias”.
“Vir para o terreno é essencial, funcionando o território como um laboratório vivo e um banco de ensaio das medidas que defendemos para mitigar a ameaça que as alterações climáticas representam para o planeta”, acrescentou.
Lei a Notícia completa em: Lidador Notícias