O Mercado do Lago regressou este sábado .
Uma feira de artesanato contemporâneo, que procura divulgar os trabalhos realizados por artesãos locais e regionais que desenvolvem produtos artesanais e/ou artes decorativas, cujas características são distintas do artesanato tradicional.
Devido ao facto de estarem a decorrer as obras de requalificação do Largo General Graça, este ano o Mercado do Lago decorre no arruamento em frente aos Cafés do Rossio Marquês de Pombal.
A Rádio Campanário esteve presente e falou com uma das artesãs presentes e que dedica a uma das artes mais antigas: a costura.
Marta Perleques, estreante neste mercado, utiliza uma máquina de costura antiga mas apesar da evolução dos equipamentos, Marta é peremptória “não trocava esta máquina de sotura por nenhuma mais recente.” Marta dedica-se à costura criativa-bolsas, almofadas, talegos, porta-chavescom a especificidade de ser tudo personalizado .
Questionada pela Rádio Campanário se este tipo de artesanato é ainda um negócio que funciona, Marta Perleques refere “agora está um bocadinho parado , já esteve mais fluente ainda assim as pessoas continuam a procurar.”