A revista Visão Júnior elegeu os 10 locais por onde pode realizar passeios e, ao mesmo tempo, ensinar história de Portugal aos seus filhos. Mértola, no distrito de Beja, foi um dos locais eleitos.
Pode levar as crianças numa viagem no tempo, por lugares que revelam a História do nosso país, do Paleolítico Superior ao início do século XX.
Entre os 10 locais eleitos, encontra-se a vila de Mértola, no distrito de Beja. Segundo a revista Visão Júnior, um dos motivos que faz de Mértola um destino imprescindível para conhecer melhor a cultura islâmica é, precisamente, a Antiga Mesquita, construída de raiz em finais do século XII. Na fachada, o símbolo da Ordem de Santiago é o primeiro sinal da sua cristianização, mas as portas em arco de ferradura denunciam a origem da construção, assim como o mirhab, o nicho de oração muçulmano.
No cume da colina, a alcáçova do castelo que durante a Idade Média foi utilizada como cemitério, o que impediu que fosse destruída. É fácil identificar os pátios centrais das casas islâmicas, locais de passagem a céu aberto, muitas vezes com canteiros repletos de especiarias. A soleira das portas mostra como eram estrategicamente desencontradas para evitar olhares indiscretos. A única construção que preservou as paredes foi o criptopórtico, ideal para fugir ao calor de Mértola.
A câmara subterrânea, com 30 metros de comprimento e seis de altura, funcionava como cisterna das águas do Guadiana. Vindos do deserto, os árabes dominavam as técnicas de captação e distribuição de água, uma aprendizagem que deixaram na Península Ibérica.
Os restantes locais eleitos foram Foz Côa, Citnia de Briteiros (Guimarães), Termas Romana de Chaves, Aljubarrota, Judiaria do Olival, Fragata D. Fernando II e Glória, Palácio da Pena (Sintra), Palácio da Ajuda (Lisboa) e a Casa Fernando Pessoa (Lisboa).
Leia a notícia completa em: Visão Júnior