A candidatura conjunta da Junta de Freguesia de Mértola e da Associação de Moradores do Centro Histórico de Mértola do projecto Happy Energy 4All, de combate à pobreza energética foi recentemente aprovada, iniciando-se o processo com um encontro em Zagreb nos próximos dias 27 e 28 de junho, no qual participará o coordenador do Gabinete Local para a Eficiência Energética da AMCHM.
Este projecto tem por objectivo inicial proceder a um levantamento e um diagnóstico das situações de pobreza energética no Centro Histórico de Mértola, tendo a duração de 9 meses e ficando a assistência técnica, financiada pelo EPAH, a cargo da FCT e do ICS.
De salientar que em Portugal apenas foram aprovados 3 projectos e em toda a UE 35
A pobreza energética define-se não só pela dificuldade em pagar a energia doméstica para climatizar, cozinhar e higiene como também pela incapacidade para obter o conforto térmico e realizar as melhorias habitacionais para a eficiência energética e térmica.
A 2ª fase do projecto pretende avançar para as obras de melhoria da eficiência energética das habitações e para a constituição da Comunidade de Energia Renovável do Centro Histórico de Mértola