Desde Abril, já foram criados 40 novos postos de trabalho no Alentejo, em consequência das candidaturas de microempresas ao Programa Valorizar, enquadrado nos apoios comunitários do InAlentejo. Os projetos alentejanos, 28 no total, focam-se em vários setores de atividade, que vão desde o turismo até à restauração, passando pela indústria e serviços.
Em declarações à Rádio Campanário, o diretor da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), António Dieb, salientou a importância e sucesso alcançado nos primeiros meses do programa e deixou o convite a todos os interessados, uma vez que até 5 de Agosto estão a decorrer as candidaturas para a terceira fase deste sistema de incentivos. Apesar da situação do país, continuam a existir pessoas que arriscam e têm sucesso, disse o responsável, sendo que a chave para isso é ter uma ideia de negócio bem estruturada, conhecer o mercado onde se pretende investir e não acontecerem “situações de grande facilidade ou eforia inicial”.
{saudioplayer}http://radiocampanario.com/sons/dieb%20microemprensas_5julho.MP3{/saudioplayer}
Segundo a CCDR, os 28 projetos envolveram um investimento total de cerca de 525 mil euros, com um incentivo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 254 mil euros.