As migas à alentejana constituem um dos mais conhecidos pratos da gastronomia do Alentejo. Tal como as açordas e outros pratos desta região portuguesa, o ingrediente de base é o pão,[1] produto tradicional do Alentejo. O pão a utilizar deve ter as características do pão tradicional alentejano.
INGREDIENTES
-
900 g de entrecosto
-
600 g de pão alentejano duro
-
100 g de banha
-
2 colheres (sopa) de massa de pimentão
INSTRUÇÕES DE PREPARAÇÃO
-
Numa tigela, misture a massa de pimentão com um pouco de sal e os alhos esmagados. Barre o entrecosto com esta pasta e deixe marinar, por cerca de 4 horas ou de um dia para o outro.
-
Após o tempo indicado, coloque a banha num tacho, deixe aquecer e frite o chouriço, previamente cortado em rodelas. Retire e reserve.
-
No mesmo tacho, deite o entrecosto cortado em pedaços, juntamente com a marinada, e deixe fritar, ate a carne ficar bem cozinhada. Retire e reserve.
-
Numa frigideira antiaderente, deite a gordura em que fritou as carnes. Junte o pão cortado em fatias e um pouco de água e mexa muito bem, até este se desfazer e obter um preparado de consistência espessa. Deixe as migas fritarem, de ambos os lados, de modo a ganharem uma crosta dourada, e transfira para uma travessa. Disponha o entrecosto e o chouriço sobre as migas e sirva de imediato.
Delicie-se…Bom Apetite!