O Vice-presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha, recebeu no edifício dos Paços do Concelho, três representantes do Alto Comissariado para as Migrações, numa reunião onde também estiveram presentes as Juntas de Freguesia de Pegões, de Vendas Novas e o Agrupamento de Escolas local.
De acordo com a nota da Cãmara Municipal, a pressão sobre serviços públicos e a dificuldade de resposta dos mesmos face ao crescente número de migrantes no Concelho e na região foi o tema central da reunião.
O Município fez questão de salientar que Vendas Novas é uma terra tolerante e acolhedora, que prima pela integração e inclusão social, mas que deve haver respostas que acompanhem situações quotidianas, nomeadamente em questões relacionadas com habitação, educação, saúde, segurança e condições laborais, de modo a garantir os direitos de todos os cidadãos.
O Alto Comissariado disponibilizou-se para apoiar a constituição do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, que é um gabinete que presta informação e apoio no processo de acolhimento e integração de pessoas migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local.
O Município adianta ainda que está a trabalhar para a concretização dessa mesma medida