No dia Mundial do Ambiente foram conhecidos os vencedores da segunda edição dos Prémios Verdes VISÃO + Grupo Águas de Portugal.
A cerimónia decorreu na Fábrica da Água de Alcântara, em Lisboa.
Miguel Bastos Araújo, Professor Catedrático da Universidade de Évora, foi distinguido com o Prémio Verde VISÃO + Grupo Águas de Portugal, na categoria Investigação. No âmbito do projeto Além Risco, que coordenou, foram plantadas mais de 50 mil árvores em 14 municípios alentejanos. O objetivo? Chamar a atenção para a necessidade de transformação do espaço urbano para lidar melhor com as ondas de calor.
Investigador com um currículo demasiado longo para este espaço ‒ diga-se só que foi o primeiro cientista da área do Ambiente a vencer o Prémio Pessoa ‒, Miguel Bastos Araújo ganha o Prémio Investigação como reconhecimento de toda uma longa carreira na área. Com o recente projeto Além Risco, que lançou, foram plantadas mais de 50 mil árvores em 14 municípios alentejanos para combater o efeito “ilha de calor”, reduzindo a temperatura nos centros urbanos. O investigador estima que tenham morrido, no Alentejo, mais de 6 mil pessoas, entre 1980 e 2015, devido à exposição ao calor, um problema que ameaça tornar-se cada vez mais sério, com o avançar das alterações climáticas.
Fonte: Visão