12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Milhares de pessoas participaram na secular Procissão dos Pendões. Arcebispo de Évora diz que “esta festa é o ponto de união dos elvenses” (c/som e fotos)

A Feira de São Mateus, na cidade raiana de Elvas, foi inaugurada esta sexta feira (20 de setembro), com a tradicional Procissão dos Pendões entre a antiga Sé de Elvas e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, tendo a cerimónia sido presidida por sua Excelência Reverendíssima o Sr. Arcebispo de Évora D. Francisco Senra Coelho.

A Rádio Campanário marcou presença acompanhou a procissão que contou com milhares de fiéis (considerada por alguns a maior de sempre) e recolheu as declarações do Sr. Arcebispo de Évora, que começa por referir que “o Senhor Jesus da Piedade é sem dúvida o grande ponto de união deste povo de Elvas”.

D. Francisco Senra Coelho considera que “a tarefa deste povo é uma tarefa religiosa e solidária que gera união”, acrescentando que “essa união é capaz de fazer a força da mudança para tudo aquilo que é necessário acontecer na linda da humanização”.

“O Santuário do Senhor Jesus da Piedade é povo, é festa, é Elvas, é unidade, é cultura, é fé”
D. Francisco Senra Coelho

A festa de São Mateus “tal como este santuário atravessam os séculos e fez-se cultura”, considera o Sr. Arcebispo, referindo ainda que “quando da fé se faz cultura é porque se enraizou e se fez povo”.

Para D. Francisco Senra Coelho o mais gratificante é ver “o povo reencontrado e reunido, fazendo a festa” em honra do Senhor Jesus da Piedade.

{gallery}smateus_procisao_2019{/gallery}

Populares