As Forças Armadas vão mobilizar 96 militares do Exército e da Marinha para reforçar as ações de vigilância terrestre e patrulhamento em 10 distritos, entre os quais Évora, Beja e Portalegre, a partir desta terça-feira, 10 de julho.
De acordo com o comunicado do Estado-Maior-General das Forças Armadas, este reforço “surge no seguimento do pedido da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, com o objetivo de incrementar as ações de prevenção com especial incidência nos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal”.
A medida, que visa fazer face à subida acentuada das temperaturas, vai empenhar militares “em operações de vigilância terrestre mas, em caso de necessidade, poderão ser empenhados em ações de pós rescaldo ou de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas”.
O Estado-Maior-General das Forças Armadas, através dos seus oficiais de ligação aos Comandos Distritais de Operações de Socorro, mantém o acompanhamento, em permanência, do evoluir da situação operacional.