A empresa árabe Matsa A Mubadala & Trafigura Company requereu a atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de depósitos minerais nos concelhos de Portel, Vidigueira, Serpa, beja, Cuba, Alvito e Viana do Alentejo.
De acordo com o aviso publicado esta segunda-feira, 4 de marco, em Diário da República a tutela torna público que a Matsa A Mubadala & Trafigura Company, requer esta prospeção “numa área de 491,338 km2 (…) denominada «Portel»”, e abrange os concelhos suprarreferido.
Mais, refere o documento emitido pelo gabinete de Ambiente e Transição Energética da Direção-Geral de Energia e Geologia que a prospecção se destina à “prospeção e pesquisa de depósitos minerais de cobre, chumbo, zinco, ouro, prata, ferro e metais associados”.
O pedido está agora patente para consulta na Direção de Serviços de Minas e Pedreiras da Direção-Geral de Energia e Geologia dou a página eletrônica desta Direção-Geral, explica o aviso.
A “Matsa A Mubadala & Trafigura Company”, foi criada em 2017 unindo a Mubadala Development Company e a International Petroleum Investment Company, como um veículo de investimento do Governo de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.