A autarquia de Serpa recebeu na passada terça-feira, 11 de junho, um ofício da Delegação Regional de Educação (DGEsTE) a confirmar que não vão ser encerradas a Escola Primária de A-do-Pinto e o pré-escolar de Vales Mortos.
Recorde-se que, tal como noticiado pela Campanário, o Município de Serpa foi surpreendido em abril através de um ofício em que era dado à autarquia um prazo de 10 dias para se pronunciar sobre a “proposta de não funcionamento”, no ano letivo de 2019/2020 das referidas escolas.
Segundo o autarca, em declarações a esta estação emissora, o Município logo se opôs à intenção do Ministério da Educação, mas sem qualquer resposta da parte da tutela a autarquia expressou em comunicado o seu desagrado em relação ao encerramento destas valências educacionais.
“Quando saímos para a rua com a nota de imprensa fomos informados através da secretária de Estado a dizer que ainda não havia uma informação oficial, mas que estaria garantido que essas valências não iriam encerrar no próximo ano letivo”
Tomé Pires, autarca de Serpa
Em comunicado enviado às redações esta sexta-feira, 17 de junho, a Câmara de Serpa confirma que a 11 de junho “recebeu um ofício, datado de 5 de junho, por parte da DGEsTE, a confirmar que, conforme transmitido telefonicamente, não está previsto o encerramento das escolas de Vales Mortos e A-do-Pinto”.
Contudo, o município alentejano lamenta que “só depois de ser enviada a nota de imprensa e de esta ter sido divulgada, houve uma resposta verbal por parte das entidades responsáveis”.