O departamento distrital do Ministério Público de Évora vai reforçar a equipa de combate ao crime económico na tentativa de obter mais eficácia no combate a este tipo de crime. Para além da área distrital de Évora, foi anunciado um reforço para Porto, Lisboa e Coimbra.
As equipas poderão contar com novos magistrados que serão escolhidos segundo critérios mais exigentes, não apenas por critérios de antiguidade e avaliação, como até aqui, mas também por vocação, apetência e experiência na investigação de crimes complexos como a corrupção.
Com este reforço, o Ministério Público quer mais eficácia nas duas secções especializadas dos quatro departamentos de investigação e ação penal distritais e para isso o recrutamento e o treino serão diferentes.
Os lugares poderão ser preenchidos por procuradores-adjuntos ou por procuradores da República enquanto, anteriormente apenas a primeira categoria podia exercer investigação nos departamentos distritais.
O concurso, lançado já com estas novas condições, foi aberto em maio e registou um número de candidatos maior do que os lugares que estão disponíveis, apesar de não estarem previstos aumentos salariais e a carga horária poder aumentar.