11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministra Ana Abrunhosa visita amanhã empresa MAPORAL em Reguengos de Monsaraz!

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, irá visitar as instalações da MAPORAL SA., no próximo dia 22 de julho, pelas 10 horas e 30 minutos,.

A Governante vai visitar esta empresa, no concelho de Reguengos de Monsaraz, a partir das 10h30 estando programada uma visita à Unidade Agroalimentar de Produção de Carne Suína, uma das unidades mais modernas da Europa.

Às 13h30 a Ministra visitará a  investimento imobiliário , no qual estão previstos alguns fogos habitacionais para os trabalhadores .

Os principais objetivos estratégicos do projeto de Investimento MAPORAL são:

 Moderna unidade de produção de carne suína (fresca e congelada), com capacidade para 3.000 animais por dia, constituindo-se, assim, na maior de Portugal e numas das mais modernas da Europa em termos tecnológicos;

 Estrutura de RH com quase 300 profissionais altamente qualificados (diretos e indiretos);  Sistema de abate semi-automatizado, com tecnologia de ponta a nível mundial;  Modelo estrutural enquadrado na envolvente paisagística;

 Prioridade produtiva alocada à exportação para todos os mercados globais: da faturação anual prevista de 120 milhões de euros, temos por objetivo exportar 80%;  Modelo de excelência em qualidade produto e segurança alimentar;

 Foco nos pilares de sustentabilidade económica, social e ambiental;

 Impacto muito relevante no desenvolvimento local, regional e nacional;  Montantes investido na Fase I – 22 milhões de Euros: o Equipamentos e Maquinas de ultima geração com elevado nível tecnológico, garantindo o melhor nível de eficiência e eficácia do processo (12 milhões de euros); o Construção de edifícios com métodos de conceção privilegiando a eficiência energética (7 milhões de euros); o Tratamento de aguas residuais utilizando as melhores praticas de economia circular, reutilizando parcelarmente a agua tratada e devolvendo à natureza a mesma qualidade que ela nos forneceu (1,45 milhões de euros); o Energia alternativas (solar) superior a 1MW (1,15 milhões de euros).

 Montantes a investir na Fase II – 9,5 milhões de Euros: o Sistema de Frio com utilização energética inteligente, privilegiando o consumo em horários económicos (3,5 milhões de euros); o Edifício com eficiência energética máxima completamente coberto por painéis solares de alto rendimento e fluxos otimizados sequencialmente, minimizando os custos de logística interna (6 milhões de euros).

Nesta fase pretende-se: Incrementar da capacidade de congelação para 84% da capacidade diária de produção, com potencial de atingir os 100%. Incrementar da capacidade de armazenagem de congelados, podendo atingir um máximo de 4500 T (18 dias de inventário para um cenário de 100% de produção congelados).

Um fluxo produtivo mais eficiente e eficaz em sequenciamento com refrigeração, congelação e armazenagem inteligente. A otimização das condições de expedição com espaços adequados para a preparação de cargas e zonas de reformulação e espera em ambiente adequado.

 A Fase I do Investimento está a ser apoiada com um projeto de investimento apoiado pelo COMPETE 2020 com um cofinanciamento de 4 milhões de euros;  Iremos apresentar uma nova candidatura para cofinanciamento comunitário, relativamente à Fase II.

No final desta visita, a Ministra visitará ainda  um investimento da MAPORAL num empreendimento imobiliário habitacional (Quinta da Tapada), falido há cerca de 20 anos, e que irá servir parcialmente para colmatar as carências habitacionais para parte dos trabalhadores desta unidade agroalimentar. São 54 apartamentos, cerca de uma dezena já concluídos e outras duas dezenas em fase de acabamentos.

veja aqui o programa completo:

 

Populares