20.9 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Setembro 27, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Ministro da Agricultura nas comemorações dos 70 anos da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos

O Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes vai marcar presença na sessão de abertura da conferência comemorativa dos 70 anos da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, que se realiza a 27 de setembro no Cineteatro Caridade, em Moura.

Destinada apenas a sócios e parceiros da Cooperativa, a conferência inicia-se às 9h30 e prolonga-se durante todo o dia.

Na sessão de abertura intervêm ainda Álvaro Azedo, presidente da Câmara de Moura, e José Duarte, presidente da Cooperativa. Segue-se uma apresentação sobre a “Evolução do Mercado do Azeite em Portugal”, por Pedro Santos, da Consulai.

O destaque da manhã será para a mesa redonda sobre “A Dinâmica do Preço e Mercado do Azeite em Portugal”, moderada por Helder Transmontano, diretor geral da Cooperativa. Conta com a presença já confirmada de Bruno Cantinho, da Olivogestão, Mariana Matos, da Casa do Azeite, Marta Silva, da Jerónimo Martins, Pedro Pimentel, da Centromarca e Nuno Alarcão, da Sovena.

Os trabalhos da tarde serão dedicados à certificação do Azeite e iniciam às 14h45 com uma apresentação de Luísa Bastos, da Kiwa Sativa. Henrique Herculano, da Casa Relvas irá, logo de seguida, moderar a mesa redonda sobre “A Excelência do Azeite de Moura: a Importância da Certificação DOP” que conta com a presença de: João Gomes, da Cooperativa, Luísa Bastos, da Kiwa Sativa, José Venâncio, da Herdade dos Cotéis, Francesco Montanari, da Arcadia International e José Domingos Velez, Vice-Presidente CCDRA.

A tarde continua com uma conversa improvável sobre saúde e nutrição, em que se irá debater o papel do azeite. Moderada pela jornalista Joana Petiz, Joana Petiz conta com os contributos da nutricionista Inês Garcia, do cardiologista António Mata Antunes, de Francisco Pavão, da Associação de Produtores em Proteção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD), e do atleta Diogo Navas Garcia.

A sessão de encerramento conta com a intervenção de Álvaro Mendonça Moura, Presidente da CAP. No final, haverá um Azeite d’Honra na sede da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos para assinalar os 70 anos da organização.

Fundada em 1954 por um grupo de agricultores que pretendiam transformar o azeite das suas produções de azeitona, a Cooperativa é, hoje, a maior do país em produção de azeite. Tem 1300 sócios olivicultores, 50 trabalhadores e produz em média, 6 mil toneladas de azeite por ano.

Populares