11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

“Ministro da Ciência veio dar o empurrão definitivo” ao Laboratório de Combate às Alterações Climáticas, diz presidente de Elvas (c/som)

O INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária assinalou esta quarta-feira (15 de maio) o Dia do Agricultor 2019, na presença do Ministro da Agricultura e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Do programa fazem parte várias visitas de campo e nos espaços técnicos foram apresentadas e discutidas as atividades desenvolvidas no âmbito dos diferentes programas do Instituto.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, em declarações à RC presente na iniciativa, afirma que o “Ministro da Ciência veio disponibilizar-se para dar o empurrão definitivo que falta para que se comece a contratar as pessoas” para a constituição no INIAV de Elvas do Laboratório para as Alterações Climáticas.

“As culturas de sequeiro requerem investigação, rentabilização, mas têm futuro e fazem falta”
Nuno Mocinha

Tão importante como a criação de postos de trabalho ligados à ciência, aponta o autarca, é “dirigir a ciência” para o estudo e investigação para fazer face aos impactos das alterações climáticas na agricultura.

O concelho de Elvas tem culturas de sequeiro e de regadio (Caia), sendo que na cerimónia “foi posto em evidência que deve haver este equilíbrio e que nem só de regadio vive o homem”, conclui.

Populares