A Universidade de Évora e a Fundação António Pargana organizam esta sexta-feira, dia 28, um seminário dedicado ao tema “Construir o desenvolvimento económico a partir do interior: A atração e a fixação de talento”.
O evento, que contará com a presença do Ministro da Economia, Pedro Reis, irá juntar responsáveis de entidades públicas e privadas, empresários e docentes para debater as formas de reter talento jovem no interior do país, em particular no Alentejo, contribuindo, assim, para o crescimento económico regional e nacional.
A sessão de abertura estará a cargo da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar e do Presidente da Fundação António Pargana, António Pargana, e do Ministro da Economia.
Nos vários paineis agendados vão estar em debate temas como “Empreender e Inovar a partir do interior” , com a participação de João Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro, e de Soumodip Sarkar, Presidente Executivo do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT)e o “O crescimento económico empresarial no Alentejo: desafios para atração e fixação de talento”, através de uma mesa redonda com moderação de Bernardo Ivo Cruz, da Fundação António Pargana.
No final da sessão, a Universidade de Évora e a Fundação António Pargana vão ainda assinar um protocolo de cooperação que visa o desenvolvimento de ações de formação que potenciem um maior conhecimento do Portugal contemporâneo e o reforço, por essa via, da ligação entre Portugal e os estudantes da diáspora.
O seminário terá lugar esta sexta-feira pelas 10h na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, em Évora.