A Zona dos Mármores, Estremoz, Borba e Vila Viçosa têm visto neste setor um dos principais mobilizadores da economia local, no entanto, devido à alta atividade de extração da rocha, a paisagem foi alterada com a criação das escombreiras.
João Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, que falou à Rádio Campanário por ocasião do debate sobre Economia Circular no auditório da CCDR Alentejo, revelou não estar “preparado para dar uma resposta concreta sobre essa matéria”.
Contudo, o governante afirma que “todos os espaços devem poder ser o mais polivalente possível”, e referiu que em Portugal “existem alguns casos de recuperação de escombreiras, não só recuperação paisagística”.
João Matos Fernandes garante que “são sempre processos demorados e longos”, sobre o qual acrescenta que, em termos de longevidade, os mais curtos “são aqueles que têm a ver com a poluição”.
No final das suas declarações, o Ministro do Ambiente diz ainda que projetos concretos para a “transformação do território” na zona dos mármores, não tem conhecimento de nenhum.