O Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, revelou na passada quarta-feira, dia 7 de junho, que cerca de 36% do território encontra-se em seca severa ou extrema, com particular impacto nas áreas do Tejo, no Alentejo e Algarve.
Segundo o JN, já estão a ser aplicadas medidas de contingência em albufeiras no Alentejo e no Algarve. O governante aproveitou para anunciar que as dessalinizadoras de Sines e de Mira vão avançar, para além do equipamento no Algarve.
O ministro sublinhou que “a média de capacidade das albufeiras está acima da que se verificava no ano passado por esta altura: 79% agora contra os 65%. Temos medidas estruturais em curso. Estamos a definir os planos de eficiência regionais em mais regiões do país”.
Também segundo o Jornal de Notícias, em resposta aos deputados do PSD, Duarte Cordeiro esclareceu que Espanha está cumprir a convenção de Albufeira, embora “em regime de exceção na albufeira do Guadiana”. E anunciou a criação de mais duas dessalinizadoras, para além do equipamento que avançará no Algarve para a transformação de água salgada em água potável. As novas dessalinizadoras nascerão em Sines e em Mira. Em Sines, explicou o governante, o equipamento servirá para a produção de hidrogénio. Em Mira, o projeto é de uso privado, destinando-se aos “regantes do Mira”, na região de Coimbra.
Durante a audição regimental na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, o ministro deu a conhecer a abertura de avisos no valor de 40 milhões de euros para “instalação e manutenção de áreas de mosaicos de parcelas de gestão de combustíveis” e a abertura, ainda este mês, para a “componente de transformação, resiliência ambiental e recursos cinegéticos”, no valor de 20 milhões de euros.
Fonte: JN