11.5 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Misericórdia de Alandroal quer recuperar o edifício do antigo hospital e Igreja da Misericórdia. “Estamos a estudar qual a possibilidade de financiamento nessa área”, diz provedora Dulce Gonçalves (c/som)

A Santa Casa da Misericórdia de Alandroal pretende recuperar e dar visibilidade ao património da instituição.

À Rádio Campanário a provedora Dulce Gonçalves declarou que está tudo numa fase embrionária, mas a degradação do património é uma questão que muito a preocupa.

Dulce Gonçalves diz que a Misericórdia de Alandroal “é pequena, numa terra pequena”, no entanto tem vindo “a melhorar os serviços das respostas sociais (…) e a qualidade de vida dos nossos utentes”.

Apesar disso há uma parte do património que a provedora pretende reabilitar, “por exemplo o antigo hospital e a Igreja da Misericórdia, (…) ainda não sabemos bem porque o hospital não é adaptável facilmente a uma resposta social”.

Dulce Gonçalves refere que a fachada terá que ficar como está mas o interior terá que ser feito de novo, e posteriormente “dar-lhe alguma utilização que não seja preciso grande transformação, deixar a arquitetura do lado exterior que tem que ser preservada”.

A provedora falou ainda no projeto da União das Misericórdias que tem por objetivo abrir ao público de forma regular as igrejas das santas casas, dizendo que poderia ser aproveitado “mas penso que tem estado um bocado parado (…)”.

Dulce Gonçalves realça que a Igreja da Misericórdia da Santa Casa de Alandroal “é bonita, precisa de algumas remodelações mas mesmo assim é nossa intenção, mesmo que não seja em conjunto, individualmente, avançar com esse projeto, estamos a estudar qual a possibilidade de financiamento nessa área”.

Populares