A Santa Casa da Misericórdia de Borba apresentou na passada sexta-feira, 24 de maio, o projeto Unidade Móvel de Fisioterapia, vencedor dos Prémios BPI ‘La Caixa’ Seniores.
A RC esteve presente na sessão, que contou com uma cerimónia de bênção da nova viatura, presidida por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora
Rui Bacalhau, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Borba, em declarações à RC, afirma que “todas as pessoas são importantes, mas as do serviço domiciliário estão isoladas em casa”, o que acresce importância à visita da técnica da Santa Casa da Misericórdia.
“A visita da técnica de domicílio é um momento de esperança, de luz”
Rui Bacalhau
A Unidade Móvel de Fisioterapia é um “equipamento que não tem mais que a linha estratégica da S.C.M. Borba, de prestar serviço com qualidade”. Estes “não se podem prestar só por prestar”, declara, “têm que ser serviços com ternura, com amor e com muita qualidade”.
Em declarações a esta estação emissora, Fernando Painho, representante do BPI e da Fundação La Caixa, salienta que estes projetos se inserem num trabalho de ação social.
“Projeto da La Caixa, em Portugal e Espanha têm uma grande dinamização na área social”
Fernando Painho
O representante explica que “os projetos são apresentados pelas entidades, para depois serem analisados e premiados”, sendo que este ano o 1º lugar ficou em Vila Viçosa no projeto ‘Espaço solidário para apoiar a comunidade’, da UNITATE – Associação de Desenvolvimento da Economia Social.
O projeto Fisioterapia no domicílio da Santa Casa da Misericórdia de Borba, de cerca de 48.071euros, visa proporcionar fisioterapia a idosos que não podem sair de casa e que se encontram em situação de isolamento; e capacitar uma unidade móvel com equipamentos como marquesa, ultrassom, pedaleiras e jogos cognitivos.
{gallery}borba_stcasa_2019{/gallery}