A Santa Casa da Misericórdia de Borba comemora hoje o 36º aniversário da Estrutura Residencial para Idosos Humberto Silveira Fernandes e o 20º aniversário da Oficina do Idoso da Aldeia Social da Santa Casa da Misericórdia de Borba .
Associada a estas duas datas importantes para a Instituição, vão ainda ser assinalados os Santos Populares com as tradicionais marchas Populares.
As celebrações tiveram o seu início com a celebração de uma Missa Campal, presidida pelo Pároco de Borba, Alessandro Conti .
Januário Cardoso, em declarações à Rádio campanário sublinhou a importância da comemoração destas datas importantes, quer para a Santa Casa, quer para estimular a capacidade cognitiva dos utentes, referindo “fazemos questão de assinalar as datas importantes para que os nossos utentes, habituados a comemorar determinadas datas, o possam continuar a fazer aqui na Instituição.”
Adianta ainda que esta é “uma comemoração completa” destacando os 36 anos da Estrutura Residencial para Idosos Humberto Silveira Fernandes , uma valência da Misericórdia de Borba, atualmente com 73 utentes, uma resposta fundamental para as famílias e para a comunidade.
Nestas mais de três décadas, a instituição tem estado sempre ao serviço dos utentes com o objetivo primordial de lhes proporcionar mais qualidade de vida.
Sobre a importância de preservar as memórias dos idosos através da realização destas iniciativas, Januário Cardoso evidencia que “estes momentos fazem os nossos idosos recordarem outros tempos levando-os a estimular o seu conhecimento cognitivo, complementando com os exercícios que vamos realizando diáriamente com eles.”
No início de cada ano a Instituição prepara um Plano de atividades onde o foco principal é “muito mais do que comemorar dias festivos mas sim procurar sempre o que é melhor para os nossos idosos.”
Reportagem Ana Rocha