12 C
Vila Viçosa
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Miss Queen: Sou Romena, “quase” portuguesa, e foi um orgulho representar o Alentejo(c/som)

O Alentejo foi pela primeira vez palco das Finais do Concurso Nacional de Beleza, finais que decorreram em Borba.

A jovem Ionela Romaniuc, residente em Redondo, já tinha sido eleita Miss Alentejo em Viana do Alentejo no passado mês de setembro.

A Rádio Campanário falou com Ionela Romaniuc e foi conhecer a nova Miss Queen Portugal 2023.

Questionada pela RC como decorreu o concurso, se esperava vencer já depois de ter sido eleita Miss Alentejo, Ionela Roman referiu “por acaso não esperava, foi uma grande supresa para mim.”

Perguntámos ainda à nova Miss Queen porque não esperava esta eleição e se no decorrer das várias etapas não percebeu que podia ser uma das eleitas.

Ionela Romaniuc referiu, a este propósito “eu trabalhei muito mas havia meninas com muito potencial; eramos todas mesmo muito boas por isso estava tudo muito equilibrado e eu não esperava. Sabia que tinha potencial mas havia tantas meninas com potencial igual ao meu que estava na dúvida.”

Perguntámos também a Ionela como foi o concurso ter sido em Borba e que opinião tem de como decorreu a estadia em Borba.

Sobre esta matéria Ionela Romaniuc respondeu “nós fomos todas muito bem recebidas e pelo facto de ter sido no Alentejo, foi para mim uma grande honra ter ganho em casa assim como estar em Borba e poder mostrar ás outras concorrentes a nossa cultura , a nossa comida. Fomos muito bem recebidas , tivemos várias atividades muito interessantes , foi tudo muito bonito, fomos muito bem tratadas, com muito amor e carinho; foi uma estadia perfeita”

Questionámos ainda Ionela sobre as candidatas que vieram de outros países, se sentiu que também elas ficaram satifeitas com a estadia em Borba.

Respondeu-nos“senti; posso dizer que o nosso grupo fez história pois foi o grupo mais unido que tivemos , era uma irmandade. As outras meninas gostaram muito , muito mesmo e vamos ter uma ligação para sempre. Estávamos lá todas pelo mesmo objetivo mas não houve competitividade, todas sentíamos o mesmo.

Perguntámos ainda à nova Miss Queen Portugal qual é o próximo passo, a próxima eleição. Iobela Romaniuc conta-nos “o próximo passo é a Miss EARTH Portugal 2024, não sendo para já conhecidas informações sobre esta eleição porque ainda é muito cedo mas em breve vamos saber. Atualmente Carlota Lobo é a atua Miss Earth que tem agora um ano para desenvolver o seu mandato e fazer causas sociais.”

Perguntámos se Ionela já tinha sido contatada para essas causas sociais e essa representatividade.

Respndeu-nos ainda não; eu tenho um projeto em conjunto com a Miss Teen e com a Mrs Alentejo de arrecadar bens essenciais de produtos de higiene para Lares de adopção infantil e também vamos passar tempo com as crianças, ler livros, sensibilizar acerca da natureza e mais para a frente outros projetos vão surgir.”

A RC questionou ainda Ionela Romaniuc sobre o facto do seu nome não ser português o que tem suscitado nas redes sociais algumas dúvidas e esta conversa serve também para as poder esclarecer. Perguntámos onde nasceu, há quanto tempo está em Portugal e se tem nacionalidade portuguesa.

A Miss Queen Portugal 2023 explica “eu vim da Roménia para Portugal com 6 a 7 anos de idade, onde cresci e onde criei a vida por isso posso dizer que Portugal é a minha casa e que me sinto portuguesa porque eu acredito que não é só nascer em Portugal, é sim formar aqui raízes e eu formei-as aqui por isso me considero portuguesa. A minha nacionalidade já está a ser toda tratada, está mesmo a ser finalizada e já está a chegar o cartão.”

Relativamente ao “alvoroço” verificado nas redes sociais, Ionela Romaniuc diz “eu compreendo a parte das pessoas mas eu posso dizer que o Alentejo e Portugal são a minha casa e eu tenho muito orgulho em ser a sua representante”

Perguntámos ainda a Ionela se não houve nenhum impedimento, apesar da nacionalidade já estar a ser tratada, de se candidatar a Miss sem a nacionalidade oficial portuguesa.

Ionela Romaniuc respondeu “não porque nas regras que eles pedem não está explícito que tem que existir nacionalidade portuguesa mas sim que tem que residir em Portugal”

Foto: Ionela Romaniuc

Populares