Foi apresentada hoje, 07/06, no município de Viana do Alentejo, uma Moção. Esta foi apresentada pelo VIVA, sobre a falta de segurança na freguesia de Alcáçovas. Segundo informação avançada pelo Município, através das redes sociais, a Moção foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal de Viana do Alentejo.
A informação apresentada pelo VIVA, sobre a falta de segurança na freguesia da Alcáçovas, foi anexada no site do Município. A transcrição da Moção está disponível abaixo:
“A freguesia de Alcáçovas, Viana do Alentejo, tem sido assolada por assaltos. O Posto da GNR só tem efetivos entre as 09h00 e as 17h00 e a população não se sente segura.
Recentemente, foi roubada uma viatura pertencente a um cidadão de Alcáçovas. A falta de efetivos da GNR, o encerramento do posto a partir das 5h da tarde, e o débil patrulhamento existente, tem levado a um aumento crescente de roubos e de um aumento significativo de insegurança por parte da população.
Existem ainda relatos de outros assaltos entre a população. Alcáçovas é uma terra pacata, pelo que é incompreensível esta crescente criminalidade e respetiva insegurança.
Esta moção surge na sequência de diversos assaltos decorrentes na freguesia das Alcáçovas ocorridos nos últimos tempos. Situação que há muito se repete.
Para a elaboração desta Moção, teve-se em consideração a frequência de assaltos, nomeadamente a viaturas, empresas, estabelecimentos comerciais e outros, que têm gerado junto da população um sentimento de medo, perturbação e revolta pelo roubo dos seus pertences.
A Assembleia Municipal de Viana do Alentejo vem reprovar e manifestar-se publicamente contra a diminuição do número de efetivos da GNR nos postos territoriais de Alcáçovas e de Viana do Alentejo.
A Assembleia Municipal considerara que este número de efetivos não corresponde às expectativas e às necessidades de segurança da população e dos visitantes do concelho.
Neste sentido, a Assembleia Municipal de Viana do Alentejo aprova esta moção sobre a falta de segurança na freguesia da Alcáçovas, reivindicando, junto das autoridades, a implementação de medidas de segurança.
Os eleitos pelo VIVA: João Fialho
Leonor Botte Fernando Brito e Silva Duarte Guerreiro”