A moeda “Viriato, Rei dos Lusitanos”, de autoria do escultor calipolense Espiga Pinto foi a vencedora da categoria “Moeda Portuguesa do Ano 2015”, prémio atribuido pelo Fórum Numismatas.
O Fórum Numismatas atribui anualmente um prémio, designado "Numismatas Award", à “Moeda Portuguesa do Ano”, peça que se destaque pela relevância da comemoração, qualidade da escultura e inovação.
Numaprimeira fase é feita uma pré-‐selecção,por um grupo de aconselhamento numismático e as finalistas são depois submetidas a votação pública, pelos colecionadores e numismatas portugueses.
Como já referimo, a moeda “Viriato, Rei dos Lusitanos”, de autoria do escultor Espiga Pinto, é a vencedora da categoria “Moeda Portuguesa do Ano 2015”.
Em comunicado, a equipa do Fórum dos Numismatas, “louva e reconhece o trabalho ímpar do artista José Espiga Pinto, a quem as áreas da Numismática e da Medalhística devem importantes contributos.
Fazemos votos de que, muito em breve, se concretize o Museu Espiga Pinto, na terra que o viu nascer e onde escolheu trabalhar, a Vila Viçosa, localidade que também se reflecte na sua obra.”