É já sábado que é apresentado o “Livro Novo dos Usos e Costumes da Freguesia de Santa Catarina de Pardaes”, integrado na Feira da Laranja, edição 2021.
Uma monografia assinada por Tiago Salgueiro e Rute Pardal, baseada no trabalho feito pelo Padre Joaquim Espanca, no século XIX, Pároco da freguesia que a descreveu e analisou numa época difícil e problemática do ponto de vista económico, social e religioso.
Para os investigadores foi um trabalho minucioso e difícil no Arquivo Histórico Municipal de Vila Viçosa, um projeto que os dois investigadores abraçaram num período complicado devido à pandemia. Até a caligrafia do próprio padre Espanca trouxe obstáculos e desafios.
Segundo Tiago Salgueiro, esta monografia será bastante importante para os Fregueses de Pardais que desta forma poderão saber como era a sua freguesia, quais as famílias, as atividades económicas, o património no século XIX.
Tiago Salgueiro, autor da Monografia – “Livro Novo dos Usos e Costumes da Freguesia de Santa Catarina de Pardaes” – em parceria com Rute Pardal, em declarações ao Programa “Raízes do Alentejo”, que pode ouvir, na integra no próximo sábado, na Rádio Campanário, a partir das 15 horas.
A Monografia de Pardais é apresentada sábado, 1 de maio, no âmbito da Feira das Laranjas de Pardais.