A vila de Monsaraz recebeu nos passados dias 18, 24 e 25 de Julho a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago. Durante as festividades, o Cante Alentejano, classificado em 2014 como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, foi homenageado pelo Município de Reguengos de Monsaraz com a inauguração de um monumento no Parque do Corro.
Este monumento pretende transmitir aos cerca de 80 mil visitantes, que Monsaraz recebe por ano, para além do sentimento de admiração pelos cantadores, “ (…) a origem do Cante dos que trabalhavam no campo e cantavam espontaneamente “, revelou à Rádio Campanário, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Para o autarca esta é também uma Festa que exalta as qualidades do nosso povo e que divulga tudo aquilo que nos distingue “(…) são a cultura popular, é o Cante, é o artesanato, é a capacidade de produzir um produto nobre que é o vinho (…)”.
No decorrer desta cerimónia, o malogrado ex-autarca Joaquim Cardoso, anterior presidente do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz, foi também ele homenageado “ (…) uma das maiores figuras da nossa terra, uma figura marcante em termos culturais e autárquicos”, divulgou o Presidente da Junta de Freguesia de Monsaraz, Jorge Nunes, em declarações à Rádio Campanário.
A Festa foi preenchida por espetáculos de “ (…) altíssimo nível, e que trouxeram a Monsaraz alguns dos maiores intérpretes do Cante Alentejano”.
Jorge Nunes afirmou ainda que Monsaraz teve um papel essencial na candidatura do Cante a Património Imaterial da Humanidade, quer através da realização da Festa do Cante, quer dos Cantares ao Menino e de uma série de eventos que foram decorrendo de forma a valorizar o Cante Alentejano.
Relembremos ainda, que a Festa do Cante nas Terras do Grande Lago é um evento integrado na programação da Cidade Europeia do Vinho 2015.