Segundo fontes da Rádio Campanário, tivemos conhecimento que a Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz, desde há alguns tempos se encontrava com atividade restrita, está neste momento em processo de “angariação de irmãos” para que no futuro muito próximo, maio do presente ano, seja possível eleger nova mesa para “revitalizar” a atividade da misericórdia.
A Rádio Campanário falou com o Pároco Manuel José, que integra, a Comissão de Gestão, nomeada pelo Sr. Arcebispo de Évora, D. José Alves, em maio de 2013, com a missão de “rechear a Misericórdia de irmãos para esta poder avançar para a eleição, sem decidir o futuro da instituição, sem assumir protocolos ou definir valências, para que estas sejam avaliadas e decididas pelos órgãos que serão eleitos”.
O Pároco Manuel José salienta que foi feito um diagnóstico da situação existente, foi prestado apoio na realização das Festas em Honra do Senhor dos Passos, que sempre foi da responsabilidade da Misericórdia e é precisa “uma remodelação que advém da evolução dos tempos, pois esta é uma instituição com 500 anos de história, que será feita pela mesa que entrar, esta comissão não quer deixar nada em cima da mesa, para que no futuro obrigue outros a seguir este ou aquele caminho”.
O responsável diz ainda que no que diz respeito a possíveis valências desenvolvidas em prol da freguesia de Monsaraz, terá por base uma “freguesia com menos de cem habitantes, que revela sinais concretos de pobreza e envelhecimento, o que podemos imaginar que o futuro da Santa Casa da Misericórdia de Monsaraz passa pela assistência à pobreza e aos idosos”.
{play}http://radiocampanario.com/sons/misericoria%20de%20monsaraz_17jan14.MP3{/play}