Miguel Parreira, um agrónomo lisboeta, desenvolveu o projeto do Monte dos Cordeiros há dois anos. Um projeto familiar onde conta com a ajuda dos seus três filhos e onde o principal objetivo era desenvolver algo que envolvesse toda a família.
O Monte dos Cordeiros está em destaque na rúbrica evasões do JN, onde é sublinhada a amplitude da propriedade, cerca de 900 hectares.
Em São Romão, às portas de Vila Viçosa, encontrará o Monte dos Cordeiros, onde casas T1 com terraço, piscina infinita, barragens, olival e criação de gado. permitem uma versatilidade de cenários, do típico montado alentejano de azinho à zona de olival, bosque com árvores autóctones, duas barragens, horta biológica, campos de cereais e a ponte medieval que atravessa a Ribeira de Mures e as manada de vacas de raça alentejana e as varas de porco de montanheira que pastam pelo extenso terreno do Monte dos Cordeiros, fazem as delicias de que visita este espaço.
Para o futuro, estão projetadas duas cabanas de madeira sofisticadas onde se poderá apreciar o luar, ou não fosse este o conhecido céu estrelado do Alqueva.
A piscina infinita de água salgada, com vista para a planície alentejana, é mais uma das atrações do monte, assim como as torres onde se pratica observação de aves, passeios de barco a remos e percursos pelas barragens e ponte.
Mais do que uma estadia de luxo, conforme referido na página oficial deste alojamento, o Monte dos Cordeiros possibilita um estilo de vida preservado para os que desejam experimentar a real cultura alentejana. Tendo como base uma casa de campo histórica, o projeto de revitalização preservou a traça original e os detalhes que fazem deste um local tão especial. Aqui, a relação entre a propriedade rústica, bem como a rica biodiversidade presente tornam a estadia uma experiência única e inesquecível.
Aqui, o visitante conhece a autêntica vaca Alentejana e os magníficos touros de raça Alentejana e Charolais, para além da vara de porcas Alentejanas. Também na propriedade, vai percorrer a Ponta Medieval e as as linhas d’água, a barragem e os ribeiros que a atravessam. Para os adeptos da caça, a herdade dispõe de uma zona de caça com um pavilhão e 2 campos de treino, onde poderão ser efectuadas largadas.
Fonte: Evasões/Monte dos Cordeiros